Afinal, o que é LEO Clube? LEO é uma atividade de LIONS Clubes Internacional para jovens de 12 a 30 anos de idade com o objetivo de promover os ideais de Liderança, Experiência e Oportunidade.

São clubes que hoje existem em vários países do mundo e realizam atividades em prol da cultura, cidadania e outras mais.

Estes clubes possuem suas diretorias que, por eleições, se renovem a cada ano. Os associados se denominam “companheiros” e todos usam na lapela um distintivo com o emblema oficial dos LEO Clubes, constituído de uma barra vertical de cor bordô com as letras da sigla LEO em dourado, entre duas caras de leões olhando em direções opostas, um lembrando o passado e, o outro, visando o futuro.

Este movimento teve início na década de 60 quando o Lions Clube de Glendside, Pensilvânia – EUA, decidiu transformar o time de beisebol de uma escola em um grupo de jovens que servisse à comunidade. A idéia se espalhou por vários outros Lions Clubes até ser aprovada como uma atividade oficial pela Associação Internacional de Lions Clubes.

Mas toda essa história e essas definições são quase nada quando comparadas ao sentimento que existe dentro de cada companheiro que o faz não medir esforços quando é o nome do seu clube que está em jogo, que o faz encarar os problemas como uma oportunidade de resolvê-los. LEO é o trabalho de boa vontade com a única recompensa de ver que chamar de companheiro e ser quase que um irmão, é poder se sentir útil e saber que o seu tempo livre não está sendo mal aproveitado, é ter um compromisso, é poder confiar e saber que outros também confiam em você, é saber que o mundo não está completamente perdido porque nós ainda podemos fazer alguma coisa por ele.

LEO é a maior OPORTUNIDADE que temos de ganhar EXPERIÊNCIA para a vida e desenvolver o nosso espírito de LIDERANÇA.

Visita ao Asilo

O que são LIONS Clubes?

Os Leões fazem parte de clubes de serviço à comunidade, dedicados à idéia de que homens e mulheres que vivem numa comunidade estão na posição de saber quem precisa de ajuda e porque. Estes clubes locais, mais de 43.000, fazem parte da maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,4 milhão de Associados servindo em mais de 180 países e áreas geográficas. A associação não tem nenhuma afiliação política e nem sectária.

Fundada em Chicago, Illinois, EUA, em 1917 pelo agente de seguros Melvin Jones e outros, desde então Lions Clubs International tem oferecido a empresários e profissionais um meio de compartilhar o seu sucesso ajudando os desfavorecidos. A associação tornou-se internacional quando um clube foi organizado no Canadá, em 1920. Um ponto alto da história da organização foi o discurso feito na convenção de 1925 pela legendária Helen Keller que desafiou os Leões a se tornarem os “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”. Eles atenderam ao seu pedido e os Leões são hoje conhecidos pelos programas relacionados com a visão, incluindo SightFirst, o maior programa de prevenção à cegueira do mundo.

O que é o Companheiro LEO?

Companheiro LEO é o termo utilizado para o tratamento do Associado que é afiliado ao movimento de LEO Clube. Abrevia-se C.LEO. O plural é CC.LEO.

Quando e onde surgiu o primeiro LEO Clube no mundo? E no Brasil?

O primeiro LEO Clube no mundo foi organizado pelo Lions Clube de Glenside, Pensilvânia, EUA, em 5 de dezembro de 1957, quando aqueles Leões (membros daquele Lions Clube) achavam que deveria-se aproveitar a alegria, o entusiasmo e o dinamismo dos jovens para se dedicarem ao serviço desinteressado.

Aquele primeiro LEO Clube foi formado a partir de um time de beisebol. A partir daí a idéia foi se espalhando pelos EUA e pelo mundo. Atualmente, existem quase 5000 clubes, com mais de 130 mil associados em 135 países.

O LEO Clube chegou ao Brasil em 1969 com a fundação do LEO Clube de Maceió-Lagoa em Alagoas, do dia 28 de agosto de 1969.

Hoje existem perto de 600 clubes e perto de 13 mil Associados LEO no Brasil.

Como começou o LEOísmo no Brasil

A história do LEO Clube no Brasil começa em 1969. Nas palavras do CL Paulo José Santos Lima (“Patrono do LEOísmo Nacional”), foi assim que tudo começou:

“Como Secretário do Lions Clube de Maceió-Lagoa, recebi a divulgação do Programa para jovens de Lions Internacional e ficamos encantados com a proposta.

Reunimos um grupo de estudantes do Colégio Sagrada Família, de Maceió e, em reuniões quase que diárias, começamos a divulgar a filosofia do SERVIR, levando o nosso grupo de alunos a compreender e compartilhar dos problemas comunitários.

Levamos à Diretoria do Lions Lagoa a proposta para fundação de um clube de jovens, que seria a semente de preparação de futuros leões em qualificação, com uma aprendizagem fiel às orientações de Lions Internacional e mais energia humana para o nosso Lins Lagoa.

Amadurecida a idéia, o Lions aprovou, em diretoria e assembléia, designando uma comissão formada pelos Associados Paulo Lima, Adalberto Câmara, e Geraldo Medeiros, para que trabalhasse o grupo de 19 jovens, na faixa etária de 16 a 18 anos.

Fui designado Presidente da comissão e, após termos convicção de que eles já estavam enquadrados e amadurecidos, finalmente estava pronto o 1° LEO Clube do Brasil.

Desse modo, no dia 28 de agosto de 1969, era fundado o LEO Clube de Maceió Lagoa, e empossada sua primeira diretoria, pelo Presidente do Lions Lagoa, CL Valdir Batista da Mata, na presença do Governador do L-14, CL César Cals de Oliveira Filho.


A 1° Diretoria de um LEO Clube no Brasil:

Presidente: Petrúcio Tenório Lobo

Vice-Presidente: Dário João Bernardes

Secretária: Rosângela Souza dos Santos

Tesoureira: Margarida Dorvillé de Moura

Diretor Vogal: João Demóstenes Fireman

Diretor Social: Julio Cesar Barros

Diretor Animador: Sérgio Hercílio Correia


O Clube tinha o apoio e incentivo da diretoria do Colégio Sagrada Família, sendo diretora a Professora Maria José Loureiro Lima, Vice-Diretor o Professor Paulo Lima e Secretária a Professora Mary Lucy Mello Loureiro Lima (domadora do Lions Lagoa).

Mesmo no início reagindo (“contrariamente”) à sua fundação, o Governador do nosso Distrito, após conhecer os objetivos e propósitos do LEO, foi um dos maiores incentivadores do LEO Clube Lagoa, que de tão entusiasmado promoveu a ida de um dos Associados à Convenção Internacional do Lions, em 1970, em Atlantic City (EUA). O C.LEO Dário João Bernardes representou o LEOísmo brasileiro naquele evento.

Este prêmio foi reconhecimento da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelo LEO Clube Lagoa nos bairros do Ouricuri, Ponta Grossa, Trapiche da Barra, Prado, Pontal da Barra e Vergel do Lago, áreas de atuação do Lions Lagoa.

Os jovens do LEO fizeram um levantamento das necessidades desses bairros e apresentaram ao Lions um plano de trabalho para os primeiros anos de ação, além da participação nas promoções, atividades e reuniões do Lions. Assim, conseguiram: iluminação para o bairro do Ouricuri, filtros para as casas que não os possuíam, colocação de sanitários, procurando melhorar a higienização nestes locais, que eram um dos maiores problemas sociais de Maceió.”

Obs.: Apesar da fundação do LEO Clube de Maceió-Lagoa ter sido em 28/08/69, a Carta Constitutiva do Clube é datada de 25/09/69.

O crescimento

O 2° LEO Clube do Brasil também surgiu no L-14. Foi em Arapicara – AL, em 06/12/69. A partir daí, os clubes foram se espalhando pelo país.

Lema dos LEO Clubes

A participação no Programa de LEO Clubes incrementa a vida dos jovens. Como membros ativos da comunidade, os LEOs aprendem o verdadeiro significado do lema dos LEO Clubes: Liderança, Experiência e Oportunidade.

► Liderança: Os LEOs desenvolvem habilidades de organização, gerenciamento de tempo, e de motivação a sua nobreza.

► Experiência: Os LEOs aprendem a importância da cooperação através do serviço comunitário.

► Oportunidade: Ser membro de um LEO Clube proporciona aos jovens a chance de sobressair, de desenvolver traços de caráter, e de ser reconhecido por suas contribuições à sua comunidade.

Símbolo e cores dos LEO Clubes

Assim como o emblema do Lions, o símbolo de LEO Clube é composto por duas faces de leão, postadas uma à esquerda  e outra à direita, tendo no meio a palavra LEO colocada verticalmente.

O Leão à esquerda representa o orgulho do passado e o voltado para a direita o olhar para o futuro e a preocupação com a humanidade. As letras LEO resumem o lema dos LEO Clubes: Liderança, Experiência e Oportunidade.

Assim os jovens têm a oportunidade para adquirirem experiência e se tornarem líderes.

Obs.: Este símbolo é registrado por Lions Clubs International e somente pode ser utilizado por membros dos Lions e LEO Clubes, para fins não lucrativos.

Em 2009 a marca do LEO Clube foi reformulada.

Logo Antigo

Até então o Leo Clube tinha limites de idade entre 12 e 28 anos. Agora passaremos a ter os chamados LEO Alfa e LEO Omega;

A afiliação em clubes Alfa será para jovens de 12 a 18 anos de idade e enfocará o desenvolvimento individual e social.

A afiliação em clubes Ômega será para jovens adultos de 18 a 30 anos de idade e enfocará o desenvolvimento pessoal e profissional.

Esta segregação já existia, mas principalmente aqui no Brasil nunca foi adotada, agora pelo que parece terá um direcionamento diferenciado.

Lions justifica esta distinção da seguinte forma:

“Essas novas faixas melhor se enquadram aos atuais sócios dos Leo clubes em todo o mundo. Em recente pesquisa realizada pelo Departamento de Programas Juvenis, 88% dos respondentes revelaram que os afiliados aos clubes Ômega eram sócios entre 19 a 30 anos de idade, sendo que 83% dos respondentes indicaram que os Leos Alfa encontram-se entre 12 a 18 anos de idade. Além disso, as novas faixas etárias melhor refletem as práticas atuais de outras organizações de prestação de serviços, como o Rotary International e o Kiwanis International.”

O mais interessante de tudo isto é a proposta de marketing de Lions que agirá de forma distinta para Alfa e Ômega. Por exemplo: Para o Alfa dizeres: “Procurando por diversão e ajudar a sua comunidade? Interessado em uma pequena aventura?”. Bem direcionado para jovens em idade escolar. Para o LEO Ômega dizeres: “Procurando fazer a diferença como um Líder? e Liderando para viver”, enfim, um apelo maior ao jovem profissional.

LEO Clube – Logo

Por que os Associados de LEO Clube levam em suas lapelas um distintivo?

Este distintivo, chamado PIN, deve ser levado no lado esquerdo do peito, e serve para distinguir o C.LEO, e ajudá-lo a propagar o movimento LEOístico.

PIN de um LEO Clube

Os objetivos dos LEO Clubes

São os objetivos dos LEO Clubes:

► Promover atividades de serviço entre a juventude da comunidade tendo, como conseqüência, o desenvolvimento das qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade.

Enquanto que para o Lions a realização de atividades de serviço na comunidade é um fim, para o LEO Clube as atividades de serviço são o meio pelo qual os Associados desenvolvem suas qualidades individuais.

► Unir os Associados pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua.

Benefícios na participação em um LEO Clube

As experiências no LEO Clube conduzem ao desenvolvimento pessoal

Não há dúvida alguma que muitas pessoas beneficiam-se com as atividades dos LEO Clubes. Com cada projeto de serviço, os LEOs estão ajudando as escolas e comunidades para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável, feliz e mais produtiva.

Mas o que estes jovens estão recebendo de volta? Seu envolvimento no programa LEO é um investimento no seu futuro. Ao prestar serviço para o próximo, o jovem está ajudando a si próprio. Alguns dos benefícios da afiliação ao programa LEO incluem:

Novas habilidades: A participação nas reuniões de clube, nas atividades e projetos ajuda a desenvolver habilidades em liderança, administração de tempo e de finanças, tomada de decisão, solução de problemas e comunicações. E ainda é possível aprender técnicas profissionais relacionadas a relações públicas, ensino, cuidados de saúde, etc.

Novas Perspectivas: Trabalhar com o próximo, em geral com os menos privilegiados, pode ajudar a criar uma perspectiva mais ampla e uma nova conscientização dos problemas sociais tais como meio ambiente, falta de habitação, analfabetismo e pobreza. Você pode também passar a refletir sobre seu próprio estilo de vida e valores. A interação com pessoas de outras idades e culturas pode favorecer o crescimento pessoal. Em geral, ao servir o próximo, passamos a dar uma ênfase menor às coisas materiais e a apreciar mais as qualidades internas.

Doação de Cestas Básicas

Vantagens profissionais: As atividades expõem os jovens LEOs a uma variedade de papéis positivos e a diferentes carreiras profissionais. Experiências de primeira mão podem incentivar os LEOs a seguir carreiras relacionadas à medicina, ao ensino, ao meio ambiente ou à assistência social. LEOs mais velhos podem adquirir experiências valiosas de trabalho ou fazer contatos comerciais que os ajudarão em suas profissões.

Um sentimento de auto-valor: Os LEOs constatam que ao ajudar o próximo, eles sentem uma satisfação interior. Os projetos LEO freqüentemente resultam em mudanças positivas na comunidade e atendem aos mais necessitados. Essas realizações proporcionam um sentimento de felicidade, de realização e de bem-estar. Vendo o projeto ser completado com sucesso conduz à auto-confiança e à auto-estima. Estas qualidades positivas ajudam os LEOs a serem bem sucedidos em seus estudos e em seus trabalhos.

Novos amigos: Trabalhar com outros jovens para atingir as metas comuns podem resultar em uma rede vigorosa de trabalho entre os Associados LEO. Os LEOs têm também a oportunidade de conhecer e de travar amizade com uma variedade de pessoas através das atividades de clube e de distrito.

Conexões comunitárias e mundiais: Às vezes, os jovens sentem-se isolados de sua comunidade e do resto do mundo. Os LEO Clubes oferecem uma conexão positiva em muitos níveis – local a internacional. Devido ao escopo internacional dos LEO Clubes, seus Associados estão ligados com milhares de outros jovens ao redor do mundo. Os LEOs desfrutam também de um elo especial e identificação com seu Lions Clube Patrocinador e são uma parte importante de Lions Clubs International, a maior organização de serviços humanitário do mundo.

Compromisso com o serviço humanitário: Aos LEOs aprendem logo no princípio de sua vida a importância e o valor do serviço humanitário. Desenvolvem a compaixão para com os necessitados e aprendem rapidamente a atender às suas necessidades. O envolvimento dos LEOs freqüentemente resulta em uma vida inteira de assistência ao próximo.

Quais são os tipos de campanhas que os LEO Clubes desenvolvem?

O que determina qual atividade um LEO Clube pode promover são dois fatores:

► Necessidade da comunidade;

► Interesses, habilidades e imaginação dos associados.

A partir daí, as campanhas são ilimitadas: combate às drogas, ao fumo, visitas a orfanatos e asilos, campanhas de cidadania e civismo, conscientização sobre a AIDS e outras doenças, promoção de palestras à população, etc.

O LEO Clube tem vinculação com religião ou política?

Não, o LEO Clube assim como o Lions, não deve se envolver em discussões religiosas ou partidárias, pois pessoas de qualquer ideologia ou religião têm igualmente condições de servir o próximo.

Propósitos do Programa de LEO Clubes

São os propósitos do Programa de LEO Clubes:

► Oferecer à juventude do mundo uma oportunidade para contribuir individual e coletivamente, com as comunidades local, nacional e internacional, e para desenvolver-se como membros responsáveis dessas entidades.

► Promover entre os associados a adoção de altos princípios de ética.

► Desenvolver qualidades de liderança.

► Dar ao associado a experiência de serviço comunitário.

► Promover a compreensão internacional.

Quem pode ser Associado de um LEO Clube?

Qualquer pessoa, de 12 a 30 anos, que tenha um bom caráter e desejo de trabalhar pela comunidade.

Como faço para ingressar em um LEO Clube?

Os LEO Clubes estão abertos a qualquer jovem, de 12 a 30 anos, interessado em servir sua comunidade.

A forma de se ingressar em um LEO Clube pode variar de clube para clube, em muitos a pessoa passa por um tempo de experiência, participando das atividades do clube, e se realmente quiser entrar, é então empossado como Associado.

O LEO Clube Videira Cinqüentenário sempre está selecionando jovens para participarem do LEO Clube e qualquer participação é bem-vinda. Se você tem interesse em participar do LEO Clube de Videira, entre em contato e faça sua inscrição. E assim que tivermos vagas abertas, entraremos em contato para você participar das reuniões e conhecer o movimento.

Conheça os nossos trabalhos clicando aqui!